Atas

Ata da reunião do CEB - 19.09.11

Presentes

DCE, CAOVF, DACP, CASS, DABB, CAWF

Pauta

- Informes
- Avaliação audiência e perspectivas

Informes

Bárbara: O DCE está realizando um Ciclo de Debates de Calourada: 20/09, às 19 hrs, no CCH, "As lutas da juventude no Chile, no Brasil e no mundo"; 21/09, às 19 hrs no CCJP, "Fundações privadas na Universidade Pública"; e dia 22/09, às 17 hrs no HUGG, "Por que querem privatizar o HUGG?".

Tainá: Sexta-feira ocorrerá uma Audiência pública na Alerj para debater as carteirinhas de meia-entrada.
O movimento "Um novo enredo" está construindo o CUCA da UNE na Unirio.

Avaliação Audiência e perspectivas

Encaminhamentos

- Solicitar à reitoria que a próxima reunião seja às 16 horas no IB.

- Realizar ato no próximo Consuni, quarta-feira (28/09), concentração 9:30 no pátio da reitoria. Incluir pauta dos estudantes, levar faixas e ir vestido de preto.
_________________________________________________________________________________________

 
Ata da reunião do CEB - 12.09.11

Entidades/ Cursos presentes

DCE, CACAMB, CATUR, DAAFAR, CASS, DAEB, CAOVF, DACM, DABB e DATP

Pauta

- Informes
- Audiência com o reitor
- Qual é Calouro

Informes

Barbara: Sobre sua estadia no Chile acompanhando a luta da juventude e dos trabalhadores chilenos. Disse que o movimento está cada vez mais crescente, há muitas lutas, Greve Geral, atos e passeatas com 600.000 pessoas nas ruas. Acrescentou falando das ocupações que estão ocorrendo no Brasil e levantou a bandeira da luta internacional pela educação pública, gratuita e de qualidade.

Dudu: Falou sobre as próximas atividades do DCE. Debates: 20/09 – “A luta da juventude no Chile, no Brasil e no mundo” (18:30h no CCH). 21/09 – “As fundações privadas na Universidade Pública” (19h no CCJP). 22/09 – “Porque querem privatizar o HUGG?” (17h no HUGG)

Pedro: Falou sobre o Rio+20. Deu informes sobre a juventude que tem se interado em organizar a participação dos jovens no evento. GT RIO + 20 no facebook. Existe um grupo de Agroecologia e fez um pedido para ser enviado um memorando para pedir permissão para utilizar o espaço vazio atrás do IBIO. Teve o apoio do DCE.

Carol: Fala sobre a Importância de se pensar a participação da juventude no evento RIO+20, já que vários jovens foram formados com educação ambiental devido a projetos do governo anterior, mas agora com os cortes de verbas da Dilma dos setores sociais esses jovens estão largados a sua própia sorte e não são chamados mais para participar de eventos oficiais.

David: Sobre vagas ociosas em Medicina. Foi aprovado fazer uma nota denuncia do CEB.

Lisi: Divulgou o Semearte (16/09)

Ique: Falou do SISU

Bárbara: Sobre a ocupação da UFF, onde os estudantes ficaram indignados com a presença de cursos pagos dentro da universidade, já que já havia ocorrido um plebiscito onde 87% da comunidade acadêmica optou por NÃO cursos pagos dentro da UFF. A questão da VIA100, um ridículo acordo do REItor com o prefeito de Niterói, desconsiderando a remoção de mais de 100 famílias. Com a ocupação os estudantes conseguiram 80% da pauta de reivindicação.

Audiência com o reitor

Dudu: Na Assembléia Geral dos Estudantes da Unirio foi tirada uma pauta de reivindicação, que seria entregue ao REItor no dia 31 de agosto; mas como o REItor desmarcou, demostrando uma falta de respeito com os estudantes, as reivindicações seriam entregues dia 13 de setembro.

Carol: A importância e legitimidade que a Assembléia dá as reivindicações.

Renato: Inclusão na pauta dos mestrados já aprovados, mas que foram suspensos.

Tati: A questão precária do curso de Serviço Social.

Pedro: Propôs que a pauta fosse mais sucinta.

Lucas: Idem. Caso da construção do prédio atrás do IBIO. É a favor da construção, mas que ela ocorra de maneira ecologicamente correta.

Barbara: Propões grupo para sistematizar a pauta. Acrescentar as questões do IB.

Ique: Questões de Serviço Social. Questão da licitação de construção do prédio do CCH2 que voltou.

David: Caso do hospital. Prédio da Rua Professor Gabizo na tijuca.

Carol: Sobre a Audiência

Dudu: A audiência tem que ser uma maneira de pressão á reitoria.

DATP: + professores, pois há professores dando aula em 3 cursos. Questão dos elevadores e dos banheiros do CCET.

Vitor: Alertou os estudantes da importância em participar dos Conselhos Superiores. Bárbara propôs que os conselheiros avisem com antecedência as seções.

Qual é Calouro

Durante a discussão sobre a importância do evento, ficou definido por consenso que será entregue um projeto na reitoria para solicitação de apoio para realização do mesmo. Definiu-se também por consenso que os CA´s e DA´s irão realizar o evento ainda que não haja apoio institucional e independente de haver ou não proibição de festas no campus.

Proposta de data: Após apresentação de proposta de data para festa no dia 07/10, a Medicina informou que haveria o OREM neste período, o que impossibilitaria a participação de muitos estudantes da Medicina. Foi proposta a data 14/10 como consenso. Houve dúvida sobre uma possível atividade da enfermagem nesse dia e após telefonema para uma coordenadora do CAWF e sinalização da mesma de que não haveria empecilho, ficou definido que a Qual é Calouro será realizada no dia 14/10.

Para realização do evento, é fundamental que os CA´s e DA´s se mobilizem. Optou-se por criar comissões que deveriam se reunir e começar a atuar, trazendo os informes e situações ocorridas para a próxima reunião. Foram aprovadas as seguintes comissões:

- Projeto: Priscila (História/DCE). Apoio: Marcela (DATP)
- Música: Bárbara (CAOVF), Hannah (C. Ambientais) e Felipe
- Logística: Dudu (DCE), CASS, Cássio (CATUR)
- Comunicação/Divulgação: DACM, CACAmb, DATP, Tati (DCE), Renato (Direito) e Lara (C.P.)

Reunião pauta única Qual é Calouro: 23/09 - 6ª feira – 17h local: CA de TEATRO (xerox CLA)
_________________________________________________________________________________________


Ata da reunião do DCE - 06.09.11

Presentes

Priscila, Tati, Dudu, Raquel, Luiza, Cainã, Ana, João, Lara

Pauta

- Informes
- Avaliação Assembléia e Próximas atividades

Informes

Priscila: A ocupação da reitoria da UFF terminou hoje, após uma semana de ocupação com a realização de muitas atividades, apoio de professores e dos servidores, e muitos estudantes passando pela reitoria e a presença do nosso DCE. O reitor, depois muita truculência, aceitou negociar com os estudantes, e assinou um documento se comprometendo com as principais pautas dos estudantes (fim dos cursos pagos, paralisação das obras da via orla e via 100, entre outras). A ocupação da UFF fez um chamado para a mobilização e ocupação em todas as Universidades.

Dudu: Hoje teve ato na UFRJ pela construção do bandejão da Praia Vermelha. Bastante estudantes participaram, passaram por lá cerca de 200 pessoas, e teve um almoço simbólico. Na quinta-feira, os estudantes farão um ato no Conselho Universitário, às 9 horas.
A Assembléia da Asunirio votou a permanência da greve. O Comando Nacional de Greve está chamando pros dias 13 e 14 radicalização da greve em Brasília e nas Universidades. Na UNIRIO, os servidores farão mobilização na reitoria dia 13.

Próximas atividades

Deliberações consensuais

- Fazer um boletim geral do DCE

- Realizar uma pesquisa entre os estudantes
Comissão: Ana, Cainã, Raquel, Ique, Yuri, Luiza, Bárbara

- Participar da mobilização dos servidores no dia 13 e propor audiência com o reitor para a mesma data.

- Indicar João para a comissão de coleta seletiva da UNIRIO.

- Realização dos debates nas duas próximas semanas a partir da Audiência com o reitor: PL 1749 (HUGG); Fundações (CCJP); Lutas da juventude (CCET).
 _________________________________________________________________________________________
 
Relatoria da Assembleia Geral dos Estudantes da UNIRIO

Pauta

- Informes
- Greve
- Assistência Estudantil

Informes

Priscila: Os estudantes do Chile estão mobilizados há mais de 3 meses reivindicando uma educação pública, gratuita e de qualidade, num país onde 80% da educação é privada. O coletivo “Vamos à Luta” enviou uma Brigada de Estudantes ao Chile, com a presença da Bárbara do DCE.

Bruno: Churrasco de Ciência Política será no dia 03/09.

Carol: Informe sobre as diversas ocupações de reitorias nas Universidades - UFPR, UEM UFES, UFSC, UFF.

Ique: O DCE esteve presente no Congresso da UNE, realizado entre 13 e 17 de julho, participando no campo da Oposição de Esquerda das diversas atividades do evento. E no Congresso a Oposição de Esquerda saiu numa chapa unificada apontando um calendário de mobilização nas Universidades. O transporte disponibilizado pela Unirio para a viagem dos estudantes foi o transporte inter-campi.

Yasmim: Dia 31/08 a UNE realizará uma passeata em Brasília pelos 10% do PIB para Educação.

Pedro: Na última quinta-feira, houve manifestação dos estudantes secundaristas aqui do Rio de Janeiro sobre o passe-livre, e teve muita repressão.

Juninho: Estudantes da UFF ocuparam a reitoria da Universidade, na última quinta-feira, com uma pauta extensa de reivindicações. À mando do reitor, a ocupação foi reprimida pela tropa de choque e os estudantes tiveram que sair do prédio. Amanhã, dia 31, haverá um Conselho Universitário onde os estudantes irão apresentar a pauta, com perspectiva de nova ocupação.

Lara: Nos dias 2, 3 e 4/09 ocorrerá o Seminário de Universidade Popular (Senup), no Rio Grande do Sul, para discutir o atual modelo de Universidade.

Isabel: Chama atenção para um maior contato com as fontes de informação (informações sobre as revoltas e greves do Chile)

Greves

- Abertura do ponto: Asunirio, DCE e Adunirio

- Leitura da proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo ao ANDES-SN

As falas abordaram a falta de investimento do governo federal nas Universidades Públicas, a precarização das Universidades, a falta de técnicos e professores, a intransigência do governo em não aceitar negociar com os técnico-administrativos, o andamento da greve que já passa de 70 dias e a caravana da Fasubra à Brasília, o apoio do movimento estudantil e participação do DCE, e o acordo do ANDES com o governo.

*Divulgação da TVASUNIRIO.

Assistência Estudantil

As falas abordaram o corte de verbas do governo na educação, a falta de investimentos nas Universidades; a precarização da Unirio; em relação à Assistência estudantil, a necessidade de construção de um projeto de moradia e creche universitária, de ficar de olho nas obras do bandejão, de ampliação e reajuste das bolsas, das opções de alimentação nos diversos campi; os problemas de infra-estrutura, com falta de salas de aula, a situação das bibliotecas, a situação do IVL (afinação dos instrumentos, acústica das salas, higiene do prédio); o problema do pré-vestibular comunitário e o descredenciamento da Furj; a situação dos estudantes de intercâmbio.

* Foi apresentado o abaixo-assinado dos estudantes da Música sobre a situação do IVL.

Deliberações consensuais

- Apoio à greve dos servidores

- Realização de Assembléias mensais

- Maior e melhor divulgação das reuniões do movimento estudantil

- Por uma maior integração do DCE com os CA’s e DA’s

- Liberação dos estudantes para as assembléias:

- Acompanhamento do gasto de verba da UNIRIO:

Pauta de reivindicações do Movimento Estudantil da UNIRIO

- Instalação dos traillers de alimentação no campus 458

- Abertura da cantina da Reitoria à noite

- Equiparação das bolsas ao salário mínimo

- Pela ampliação do número de PA’s na cantina da Reitoria

- Por eleição direta e paritária para as Direções de Escola e Decanias

- Pelo cumprimento do prazo de construção do Bandejão

- Construção conjunta com os estudantes de um projeto de moradia e creche universitária

- Pela desburocratização/flexibilização dos critérios da bolsa-permanência, auxílio-alimentação e auxílio-moradia

- Ampliação do transporte universitário

- Instalação de elevador no CCJP

- Pela manutenção do pré-vestibular comunitário

- Reforma dos banheiros do CLA

- Pela compra e manutenção regular dos instrumentos do IVL

- Pela revitalização do prédio do IVL

- Pelo fim dos cursos pagos

- Abertura de todas as enfermarias, ampliação dos anfiteatros e mais verbas para o HUGG

- Por mais laboratórios para o Ibio

- Pela resolução dos problemas do IB

- Convocação do Congresso Estatuinte Paritário

- Pela não renovação dos contratos com as Fundações privadas e pelo não repasse de dinheiro público às entidades privadas

- Pela liberação imediata das festas nos campi

- Revitalização dos prédios novos adquiridos

- Construção do segundo prédio do CCH

- Construção de laboratórios de informática em todos os campi

- Climatização de todas salas de aula da Universidade

- Salas para todos os CA’s e DA’s

- Pela reforma da sala do DCE

Bandeiras Gerais

- Apoio à greve dos servidores técnico-administrativos

- Reabertura da negociação do governo federal com os servidores em greve.

- Contra os cortes de verbas do governo federal e por mais verbas para Educação

- Contra a PL 1749/11 do governo federal que privatiza os Hospitais Universitários

- Por mais professores e técnico-administrativos, pela abertura dos concursos públicos paralisados pelo governo.
_________________________________________________________________________________________

Ata da reunião do DCE - 26.08.11

Presentes

Priscila, Carol, Cainã, Lara, Raquel, Tati e Diego

Pauta

- Informes
- Avaliação da mobilização e calendário
- Comissão de apoio aos terceirizados

Informes

Priscila: Informe da Brigada do Vamos à Luta no Chile. Reitoria da UFSC, UEM e UFF foram ocupadas. A ocupação da reitoria da UFF foi duramente reprimida pela reitoria e pela polícia e os estudantes foram obrigados a desocupar o prédio.

Lara: Esteve na ocupação da UFF e fez uma fala pelo nosso DCE. Teve muita repressão da reitoria e da polícia, inclusive com a presença do Batalhão do Choque. Hoje terá mais uma Assembléia dos estudantes.
Reunião no gabinete do Freixo , 2ª feira, no final da tarde sobre a questão das Fundações.

Avaliação de mobilização e calendário

- Elaborar cartaz para a atividade do dia 31 na reitoria
- Fazer boletim do DCE sobre o CCJP e nota sobre as Fundações
* Responsáveis: Pri e Lara
- Reunião com o advogado
* Responsáveis: Lara e Cainã

Calendário

2ª feira

Manhã
CCH - Raquel, Pri (até às 10 horas)
Reitoria - Carol
HUGG - Tati
CCJP - Lara, Pri (a partir das 10 hrs)

Tarde
IB - Cainã, Carol
CLA/Reitoria - Pri, Dudu, Raquel

Noite
CCH/CCET/CLA - Carol, Tati
CCJP - Pri, Lara
Ibio - Cainã (a partir das 20hrs)

3ª feira

Manhã
Ibio - Cainã
CCH - Tati
IB - Carol
Reitoria - Dudu
CCJP - Pri

12 horas - Agitação na cantina da reitoria

4ª feira

Reitoria
- Reunião do Colégio Eleitoral
- Audiência com o reitor

* Fazer faixas na reitoria

Comissão dos terceirizados

- Entregar o questionário dos terceirizados quando passar nos Centros. Falta entregar no IB e HUGG.
_________________________________________________________________________________________

Ata da reunião de CEB - 05.08.11

Presentes: Joana (DAAL), Bárbara (CAOVF), Eduardo (DAEB), Renato (DAAFAR), Victor (CATUR), Tatiana (CASS), Raquel (DACM), Lara (Ciência Política), Carolina (Arquivologia), Priscila (História), Elton (Serviço Social).

Pautas:

- Informes
- Calourada

Informes:

- Renato: Assédio moral no mestrado da escola de direito. O DAAFAR quer fazer uma carta de repúdio. Tirar uma pessoas responsável para estar presente na formulação da carta para assinar enquanto CEB. (Consenso)

- Eduardo: Ontem aconteceu um fato com um companheiro nosso, Juninho, do coletivo Vamos à Luta, foi agredido por um grupo de pessoas em Niterói. Os ataques e as agressões aos homossexuais são recorrentes. Algumas providências foram tomadas em conjunto com sindicato dos trabalhadores da UFF. O Vamos à Luta vai fazer uma nota de repúdio. É importante a gente se posicionar e também assinar a nota contra esse episódio a opressão. (Aprovado)

- Victor: Faz parte da comissão eleitoral da eleição para vice-reitor. Apenas dois polos do EAD serão atendidos. Poucos membros estudantis da comissão comparecem as reuniões e pede ajuda para defender a maior participação do EAD.

- Lara: Isabel de CP está no Chile e apesar do clima ditatorial, os estudantes estão lutando por uma educação pública, que não existe no país. Propõe que mandemos uma nota em nome do CEB. (Lara, Pri e Carol)

- Raquel: Pede o apoio do CEB e do DCE para realizar o Semearte e oferece uma barraca de comida para o DCE. Pede apoio para o evento. O Semearte será no dia 09/09. (Aprovado)

- Priscila: Greve dos servidores por reajuste salarial, luta contra os cortes de verbas e contra a privatização dos hospitais, em defesa da educação pública. As universidades do Rio fizeram um Comando Estadual de Greve. O governo federal entrou na justiça contra a greve declarando que é abusiva, podendo ser punido com uma multa 100 mil reais por dia. E por isso o Comando Nacional de Greve está puxando uma Caravana à Brasilia semana que vem, o DCE vai no ônibus da Asunirio. Propõe que façamos uma faixa em nome dos CAs e DAs, além do DCE para a marcha, com a Consigna “Apoio à Greve dos Servidores. Por mais verbas para a Educação”.

- Eduardo: Nos dias 15 a 18 de Julho ocorreu o 52º Congresso Nacional da UNE. Participamos das atividades, O DCE esteve presente ao lado da oposição de esquerda. Enquanto a direção marojitária optou por chamar o ex presidente e o atual ministro da educação para lhes saudar, nós participamos de forma crítica no ato com o Lula, criticando o corte de verbas para a educação, o veto aos 50% do Pré-Sal para a educação. Nos fizemos presentes no ato por 10% do PIB pra educação, nos diferenciando da direção majoritária da UNE, exigindo os 10% já para 2012, além do apoio à greve aos servidores, que são os que lutam contra os cortes de verbas. Estivemos no debate sobre o PNE.

- Carolina: Informe da reunião do DCE onde foi discutida a importância de participar da Caravana em Brasilia e o apoio as greves. A nossa participação no CONUNE como oposição de esquerda foi muito visível. Propõe a galera a acessar a internet e assistir aos vídeos do congresso.

- Renato: Está sendo organizado um Fórum de democracia e direito no CCJP onde discute-se a importância do congresso interno do centro e a consulta para decano. O Fórum pensa em realizar um evento logo no inicio do semestre.

- Barbara: Diversos cursos tiveram problemas com os ônibus no mês de Julho devido ao decreto no7446/2011 do governo federal, que restinge o uso de verba para aluguel de ônibus, passagens, e uma série de gastos das universidades. Propõe que o CEB faça uma nota contra os cortes de verbas e expondo os problemas que passamos com os ônibus, sem isentar a reitoria, que não avisou a tempo esta situação. (Aprovado) Não só no Chile, como na Espanha e outros países do mundo a juventude está organizando diversas lutas por melhores condições de vida, oportunidades, educação, etc. Dia 15/10 vai ter uma grande ocupação de praças em todo o mundo. Propõe que o DCE, CA´s e DA´s já comecem a organizar uma grande mobilização para incorporarmos e fortalecermos as atividades que vão acontecer no Brasil. (Aprovado)

Calourada

- Carolina: Construir em conjunto com os CAs e DAs as atividades da calourada. Decidimos diversos debates em conjunto com os cursos. Qualé calouro é muito provável que não tenhamos apoio.

- Joana: Trindade pediu para dizer que ofereceram um espaço para fazer uma festa. Que é 2.500 reais com 100 convites masculinos e 150 femininos com bebida liberada até meia noite.

- Priscila: A ideia do DCE sobre a calourada unificada é que possamos ter espaços de integração com os centros e diretórios acadêmicos. Pensamos também em faixas de boas-vindas, vamos abrir um espaço no nosso jornal para a divulgação de eventos. Queremos fazer um trote solidário, com doação de sangue. O DCE queria pedir participar por dentro dos centros e diretórios para uma saudação aos calouros.

- Eduardo: Na reunião do DCE colocamos um tema sobre a vida do estudante, que são as festas, que tem a produção cultural dos estudantes e dos cursos. A gente colocou o tema: "É proibido proibir!". E vai ter faixas, adesivos, e está ligado a todos os nossos contextos. Pensamos em uma atividade menor, uma pequena festa, chamada "Essa canja dá um caldo", onde o DCE irá vender caldo.

- Lara: A gente desenvolver melhor a ideia de trote solidário.

- Barbara: O DCE foi procurado por uma empresa de marketing universitário e foi feita uma reunião. Já existe uma campanha chamado "Universitário sangue bom". O tema é inspirado pela festa, mas a ideia não é focar na festa. É jogar com as palavras de que estamos proibidos de viajar num ônibus bom, proibidos de comer no bandejão, etc. (Consenso)

- Renato: Evita-se usar o nome "trote". Terça haverá um ciclo de palestras. Na quarta, um dia específico para a Atlética. Na quinta terá o trotão. Na sexta terá o trote erótico. Estão tentando arrumar van pro Hemorio. Convida o DCE para fazer um debate sobre democracia. (Consenso)

- Joana: O DAAL quer trazer os calouros para perto do curso, para dar mais confiança. Seria boa a participação do DCE.
_________________________________________________________________________________________

Ata da reunião do DCE - 03.08.11

Presentes

Priscila, Bárbara, Igor, Dudu, Tati, Trindade, Hebert, Ana Carol, Carol, Luiza

Pauta

- Informes
- Calourada
- Eleição para vice-reitor

Informes

Carol: O questionário da Comissão de Apoio aos terceirizados já está pronto para ser passado.

Priscila: Os servidores das Universidades federais estão em greve desde o dia 6 de junho, numa greve muito forte e mobilizada, reivindicando reajuste salarial, lutando contra o corte de verbas e contra a privatização dos HU's. Na última semana, o governo entrou na justiça contra a greve, o que nem FHC fez, argumentando que a greve é abusiva e exigindo o retorno de 70% dos servidores ao trabalho, propondo pena de 100 mil reais por dia aos sindicatos caso não cumpram a determinação. Nesse momento, os servidores organizam nos dias 09, 10 e 11 uma caravana, seguida de acampamento, à Brasília, também contra a criminalização das greves. Importante a participação de todos.

Tati: O Congresso da UNE ocorreu entre os dias 13 e 17 de julho numa conjuntura de diversos ataques do governo, como os cortes de verbas, código florestal, Belo Monte. E a UNE ao invés de lutar, a exemplo da juventude do mundo, bate palma pra esse governo. No primeiro dia pela manhã teve um ato com o Lula e à tarde o ato de rua pelos 10% do PIB para educação onde Lara e Priscila falaram pelo DCE, nos diferenciando defendendo 10% já para 2012. A oposição cresceu nesse Congresso, tendo 581 votos. Os eixos da chapa unificada da oposição foram de oposição de esquerda ao governo Dilma e à burocracia da majoritária da UNE, construção de um fórum de DCE's que organize um dia nacional de lutas nas Universidade e democracia na gestão da oposição. Elegemos a Priscila como diretora de públicas da UNE pela Oposição de esquerda.

Trindade: Dia 17 será a Aula Inaugural da Biomedicina, às 13 horas, no auditório do IB, na qual haverá espaço pro DCE fazer uma fala.

Igor: Dia 16 será a Aula Inaugural da Biologia. Ainda tem que confirmar horário e local.

Bárbara: O DCE foi procurado por um organizador de eventos de Universidades e foi marcada uma reunião para amanhã, às 9:30, no IB.

Calourada

Deliberações consensuais

- Tema da Calourada: É proibido proibir!; culminando em um ato e na Qualé Calouro

- Realização de três debates centrais: Greves (proposta de mesa - Sepe, servidores, bombeiros), PL 1479 (privatização dos HU's)

- Construir o fórum de DCE's e o calendário de lutas nas Universidades, incorporando o 15 de outubro.

- Faixas de boas vindas do DCE

- Realização de uma atividade cultural no jardim do CLA, "Essa canja dá um caldo", na qual tenha um palco livre e o DCE venda um caldo.

- Fazer jornal do DCE, com texto de boas vindas aos calouros; o que o DCE já realizou; porque os trabalhadores estão em greve; Conune; PA/ trailer; corte de verbas para viagens

- Fazer faixa de apoio à greve dos servidores

- Propor debate pro DA de Arquivologia sobre sigilo dos documentos.

- Levar pro pro próximo CEB: proposta de trote solidário com doação de sangue; pedido de espaço para saudações do DCE no calendário de calouradas dos cursos; possibilidade de divulgar atividades dos cursos no jornal do DCE; iniciar a discussão sobre a Qualé Calouro

Comissões

1. Debates: Ana Carol, Hebert, Pri, Luiza, Trindade
2. Jornal: Carol, Ana Carol, Dudu, Hebert, Pri, Igor, Luiza
3. Visual (faixas, adesivos, cartazes): Dudu, Carol, Igor, Bárbara
4. Festas: Tati, Dudu, Bárbara
5. Ato: Bárbara, Tati, Carol

* Trindade ficou responsável pela atividade de trote solidário.

Eleição para vice-reitor

Deliberações consensuais

- O DCE não irá apoiar nenhum dos candidatos

- Atualização da carta-programa do DCE
_________________________________________________________________________________________

Ata da Reunião – II Arraiá UNIRIO – 30.06.11

Deliberações consensuais:

  • Data da Festa: 07/07 (5ª feira)
  • Local: Jardim do CLA
  • Comissões:
- Som: Bárbara (DCE/Teatro) e Felipe (Música): ver música, bandas e equipamento de som

- Logística: Dudu (DCE/Biblio) e Carol (DCE): ver decoração, palco, organização das barracas

- Cerveja: Igor (Nutrição) Priscila (DCE) e Lara (DCE): ver cerveja, gelo e barracas

- Finanças: Bárbara (DCE) e Trindade (DCE/Biomed):  dinheiro com CA´s, DA´s, organizar as prioridades de gastos

Decoração e Doações – Incentivar a festa solidária e sustentável: arrecadação de doações de brinquedos para destinar para instituições infantis e de artigos temáticos para decoração da festa, confeccionar decoração artesanal. O CAOVF disponibiliza sua sala para guardar os donativos.

Som – devido à montagem teatral que estará ocorrendo de 20h às 22h30 na sala cinza, não haverá som amplificado no horário da peça.

Divulgação – Cada curso fica responsável por divulgar a festa para os estudantes de seu centro, além de procurar os demais CA´s e DA´s e consultar sobre o interesse em participar da organização da festa. Júlio (DACP) fará o cartaz.

Banheiros Químicos: CASS ficará responsável por pesquisar e alugar

Bar e arrumação: Todos os organizadores do evento são responsáveis por garantir o bar e a arrumação da festa. Todos que puderem devem ajudar na confecção dos artigos decorativos ao longo da semana e estar desde a manhã do dia da festa organizando o espaço. Cada curso deve preencher a tabela abaixo até 2ª feira (04/07) com os nomes das pessoas que vão trabalhar no bar e arrumar o final da festa. Caso a festa acabe antes do previsto na tabela, os que não chegaram a trabalhar na escala ajudarão a arrumar o final da festa. Os CA´s que se incorporarem à organização da festa, deverão assumir igualmente a escala do bar.

Investimento: Todo o investimento deve ser feito com Bárbara e Raphael Trindade até 2ª feira (04/07), e deverá ter recibo.

  • Barracas:
Atlética Biomed – Tequila e Batidas
CACAMB – Comída Típica/ Correiro do Amor
CAOVF – Beijo
CATUR – Tequila e Cu de Vaca
DACM (à confirmar) – Cachaça
DACP - Comida
DCE e demais – Cerveja

  • Investem na festa:
Atlética Biomed – R$ 600
CAOVF – R$ 400
CATUR – R$ 300
DAAL – R$ 600
DADC – R$ 500
DACP – R$ 300

Escala do BAR - II Arraiá UNIRIO

18h às 19h30
DCE
Biomed
Ambientais
Turismo
19h30 às 21h
DCE
Nutrição
CP
Biologia
21h às 22h30
DCE
Teatro
Ambientais
Nutrição
22h30 às 24h
DCE
DCE
Teatro
Biomed
24h às 01h30
DCE
DCE
Ambientais
Biologia
01h30 às 3h
DCE
CP
Turismo
Biomed
3h às 4h30
DCE
Turismo
Nutrição
Biologia
Após 4h30 (arrumação)
DCE
Teatro
CP
Biomed
 _________________________________________________________________________________________

Ata da reunião do CEB - 19.05.11

Entidades/ Cursos presentes

DCE, DAAfAr (Direito), DACM (Biologia), CASS (Serviço Social), CACAmb (Ciências Ambientais), CAOFV (Teatro), DACP (Ciência Política), CATUR (Turismo), DADC (Nutrição), DAA (Administração), CAWF (Enfermagem), CAPPF (Pedagogia), Atlética Sócrates (Ciência Política), AAAMG (Atética Direito)

Pauta

- Informes
- Indicativo de greve dos Servidores
- Audiência com o reitor
- Festa Junina

* Foi invertida a ordem dos dois primeiros pontos de pauta

Indicativo de greve dos servidores

- Fala do Jorge pela Asunirio e entrega de informe da Associação sobre a situação. Foi entregue uma pauta de reivindicações ao governo, que não deu respostas. Dia 24 haverá uma nova reunião com o governo; no dia 26 uma assembléia da Asunirio para avaliar a reunião do dia 24 e também, no dia 31, uma plenária de toda a categoria; e o indicativo de greve pro dia 06 de junho.

Informes

Bárbara: O CA de Teatro participou de uma aitvidade importante no dia 18, o Almoço Cultural organizado pelo DCE. O CA participou com estudantes de Cenografia do início da pintura dos tapumes da obra. Além da comemoração pelo início das obras do bandejão, também foi um ato reivindicativo, pautando uma cantina provisória no 458; um melhor atendimento do P.A. na cantina da Reitoria; comida barata e de qualidade no bandejão e atendimento aos outros campi. O ato foi um sucesso e nós devemos continuar mobilizados.

Raquel: O DA de Biologia está se articulando em relação ao Código Florestal. Na Unicamp, os estudantes se mobilizaram e conseguiram com que a Universidade aprovasse uma posição contrária ao código e a prefeitura também. Existe uma vontade do DA de fazer essa mobilização também na UNIRIO.

Yuri: Em relação ao Código Florestal, o DCE promoveu no mês passado um ótimo debate no CCH. 
Entre os dias 03 e 09 de junho, ocorrerá a I Semana de Meio-Ambiente da UNIRIO.
Houve uma reunião na quarta-feira, dia 18, entre o DCE, Atlética de Direito, de Biomedicina, de Ciência Política e CA's interessados em organizar um torneio inter-cursos na UNIRIO. Esse evento está sendo planejado para o 2º semestre, levantando possibilidades de esportes e locais. A próxima reunião será no dia 01 de junho (quarta-feira), às 17 horas no CCJP.

Priscila: No dia 07 de maio, a prefeitura do Rio de Janeiro aumentou as passagens de ônibus para R$ 2,50. Esse é o segundo informe ocorrido em 1 ano. Sabemos o quanto esse aumento acarreta para o estudante, que já tem uma série de gastos para se manter na Universidade, com alimentação, xerox, transporte, etc. Por isso, o nosso DCE esteve presente no dia 12, quinta-feira, num ato na Cinelândia contra o aumento das passagens de ônibus; que, apesar de pequeno, foi muito importante.

Cássio: Circuito das Casas Telas, no dia 21, a partir das 10 horas, com início no Cantagalo.

Dani: Sexta-feira, dia 20, será o 1º luau do curso de Serviço Social.
Haverá um ato na ABI em relação aos presos políticos.

Julio: Os DA's do CCJP estão se reunindo pela agregação dos Diretórios e para trabalhar juntos no Centro. A próxima reunião será no sábado, dia 21, às 14 horas.
Na 1ª semana de junho, ocorrerá a 1ª palestra sobre os 2 anos do curso de Ciência Política da UNIRIO. Essa palestra será anterior à visita do MEC para qualificação do curso.
Dia 17 de junho será a Festa Tirana, às 11 horas, o valor do ingresso é 15 reais antecipado

Raphael Pequeno: Encontro Estadual dos estudantes de Pedagogia, nos dias 26, 27 e 28 de maio, que contará com a participação do Iserj, Ines e dos estudantes de EAD, para discutir o Fórum Estadual em Defesa da Educação Pública.
O CA está se articulando com o Fórum de Ocupações Urbanas, por conta da política de remoções do governo em virtude da Copa e das Olimpíadas.

Priscila: Por conta da condições ruins que os terceirizados da UNIRIO enfrentam, o DCE está se organizando  através de uma Comissão para passar entre os funcionários um questionário sobre as condições trabalho, as reivindicações e suas propostas.
Completando o informe da Bárbara, pelo CAOVF, o Almoço Cultural do DCE foi uma atividade muito boa, comemorando o início das obras, mas também com várias reivindicações. O DCE custeou uma parte do almoço que foi encomendado na ocupação que existe perto da Rodoviária chamada de Quilombo das Guerreiras.

Igor: Importante lembrar que o Restaurante Escola também será um espaço de aprendizado para os estudantes de Nutrição; e devemos comemorar o início das obras e ficar em cima.
Quanto ao debate sobre MP520, o DA vai trabalhar junto com o DCE para construir esse debate.
O DA está organizando 2 eventos: nos dias 1, 2 e 3 de junho será a Semana de Nutrição, articulada com o DA da UFRj, contará com professores da UNIRIO, Uerj, UFRJ e a inscrição será 35 reais. Esse evento vai preparar para um segundo, um Congresso regional, no final do ano, para pensar a questão da alimentação no Rio de Janeiro.

Ivy: O DA de Admintração também possui página no facebook. E para o dia 27 de maio (sexta-feira) está organizando o evento "Samba, UNIRIO", em parceria com o Daafar, na Sacadura cabral.
O DAA também está planejando a Semana de Administração para o segundo semestre de 2011.

Audiência com o reitor

- Foram feitas inclusões no dossiê com reivindicações.
- O DCE procurou a reitoria para marcar a audiência, que propôs 2 datas, 30 e 31 de maio.

Festa Junina

- O projeto da Festa já foi encaminhado para a Pró-reitoria de Extensão e Cultura. 
* O DCE é responsável por encaminhar o projeto para a lista de e-mails dos CA's.
- O indicativo de data da Festa é o dia 17 de junho (sexta-feira).
- Reunião sobre a Festa: indicativo pro dia 30/05

* Informe do Antônio, ex estudante de Direito da UNIRIO, sobre o Congresso Interno realizado pelo curso em 2008.

O seguintes pontos de pauta foram incluídos após o início da reunião e ficaram para o próximo CEB:
- Funcionamento CEB
- Funcionários UNIRIO
- CPA

* Próximo CEB:
Indicativo: dia 03 de junho (6ª feira), às 17 horas, no IB.
* CAWF é responsável por garantir o local da reunião.
_________________________________________________________________________________________


Relatoria da reunião do DCE de avaliação do Seminário de Gestão - 15.05.11

Presentes

Priscila, Bárbara, Tati, Cainã, Trindade, Cássio, Lara, Victor, Yuri

Pauta

- Informes
- Balanço do DCE
- Perspectivas

Informes

Cainã: Em conversa com o Renato Cinco, este propôs fazer uma palestra sobre a legalização da maconha na UNIRIO e sobre o nosso movimento estudantil.

Cássio: Quinta-feira teve uma reunião sobre reciclagem na UNIRIO, com apresentação dos projetos já existentes na Universidade. Cássio esteve presente com Yuri, que vão preparar uma fala com as propostas do DCE para a próxima reunião (que ainda não está marcada). Na próxima reunião serão levantadas medidas a serem tomadas na Universidade.

Bárbara: Na última quinta-feira, ocorreu um ato contra o aumento da passagem de ônibus na Cinelândia. Apareceram por lá umas 20 pessoas e foi importante a presença do nosso DCE.

Priscila: Na semana passada, ocorreram diversas manifestações consecutivas dos bombeiros, que estão mobilizados desde o último dia 20, por aumento do piso salarial e melhores condições de trabalho. Na sexta-feira, foram anunciadas prisões preventivas dos líderes do movimento. Estive quinta-feira com a Luiza na manifestação que ocorria em frente à Alerj e pegamos o contato de um dos bombeiros que estavam no ato.

Deliberações consensuais

1. Que o DCE faça uma nota contra o aumento da passagem, abordando o meio-passe também.
* Responsáveis: Trindade e Bárbara

2. Que o DCE faça uma nota em solidariedade as manifestações dos bombeiros RJ e contra a repressão.
* Responsável: Priscila

Balanço do DCE

Abertura do ponto: Priscila e Bárbara

Perspectivas
 
Prioridades:
1. Almoço Cultural
2. Festa Junina
3. Audiência com o Jutuca
4. Jornal
5. Acompanhamento dos cursos

Outras tarefas:
- Mandar convocatória do próximo CEB (19/05) pros CA's e DA's
- Debates.
- Sala do DCE. Comissão: Tati, Cainã, Bárbara, Carol, Luciano e Thompson.
- Reunião com o contato do IB sobre o inter-cursos, 4ªf, (18/05), às 17 horas, no CCJP
- Priscila responsável por fazer nota sobre a eleição do Conune na UNIRIO. 

_________________________________________________________________________________________


Relatoria da reunião de CEB - 22.02.11

Entidades/Cursos presentes

DCE, DACAR (Arquivologia), DACP (Ciência Política), DAEB (Biblioteconomia), DAAL (Biomedicina), CATUR (Turismo), CAPPF (Pedagogia), Ciências Ambientais, Serviço Social, Museologia, História

Pauta

- Informes
- Calourada 2011.1

Informes

Ique: O novo calendário para as eleições para a reitoria foi aprovado no Conselho desta 2ª feira (já que o Conselho de 6ª feira passada não teve quórum); e as inscrições de candidatos vão até o dia 25/02.
Parece que a DACE não vai investir na Qualé Calouro esse ano por conta do problema de agressão que houve no ano passado na festa.

Trindade: A UNIRIO tem agora convênio com a Aliança Francesa, com desconto de 25% para seus estudantes e servidores.
 
Júlio: O DACP divulgou esse convênio há duas semanas e, junto com uma estudante do curso, batalhou para que o convênio saísse.

Calourada 2011.1
 
1. A festa junina será a festa de recepção dos calouros do 1º semestre, com o indicativo para ocorrer no dia 03 de junho.
* Tayron e Isabel integraram a comissão de festas do DCE.

2. Manual do Calouro unificado DCE e CA's

- Apresentação (Boas vindas e informações sobre a UNIRIO)
- "Sopa de Letrinhas" (O que é o movimento estudantil)
- Assistência Estudantil
- Eleições UNIRIO
- Trote Solidário

* Prazo para os textos ficarem prontos: até o fim-de-semana

_________________________________________________________________________________________


Relatoria do Seminário de Gestão do DCE - 13.02.11

Presentes


Priscila, Luiza, Bárbara, Tati, Dudu, Yuri, Marcelo, Luciano, Dudu, Thompson, Renata, Trindade, Juninho, Camila (DACAR), Marcelo (Dacar)


Conjuntura e programa da chapa


* Participação do DCE no Fórum de Educação Pública. Lançamento do Fórum, 23/02, na Uerj.


* Nota em solidariedade ao mundo árabe


* Impulsionar e continuar construindo o processo que levou ao Seminário de Uberlândia, pela unidade com os setores para enfrentar as medidas do novo governo.


* Participar dos Fóruns da UNE, no campo da Oposição de Esquerda para dialogar com as outras pessoas e tentar trazer pro nosso campo, e denunciar a majoritária da UNE.


Eixos gerais do DCE


* DCE tem que ser pra toda Universidade, tem que se enraizar. Tem que estar presente em todos os campi.

- Fazer encontros/ eventos/ atividades nos outros campi.

* O DCE tem que estar do lado dos estudantes, no dia-a-dia, no cotidiando dos estudantes, fazendo muito diálogo nos espaços da Universidade, nas passagens em sala, etc.


* Atuação com os CA's - melhorar a relação com os que já temos contato; abrir relações com os que não temos; e ajudar a construir entidade dos cursos que não tem.

- Continuar com a política de realizar CEB's.

* O DCE tem que ser participativo, democrática e de base. Tem que estar no dia-a-dia dos CA's/DA's e dos estudantes.


* Ao mesmo tempo que o DCE tem que ter a postura do diálogo com a administração da Universidade, também tem que ter um perfil combativo.


* Integração com outros DCE's.


* Continuar e ampliar contato com a Asunirio e Adunirio.


* Melhorar a Comunicação e as ferramentas de comunicação do DCE


Tarefas


1. Calourada


- Tema: Democracia/ por um ME pra toda Universidade (melhorar)/ Tbm tocar nos eixos do bandejão e moradia.


- Debates:

* Segurança Pública - CCJP
* Democracia
* PNE

- Fazer trote solidário, como campanha de doação de sangue (trote sangue bom)


- Comissões:

 
* Atividades solidárias -> Trindade, Ique, Dudu, Luciano
* Manual do Calouro -> Yuri, Trindade, Camila, Pri, Dudu
* Faixas -> Hebert, Dudu, Luiza
* Debates -> Cássio, Cainã, Juninho, Lara, Pri, Trindade, Yuri
* Festa -> Bárbara, Tati, Renata, Camila, Hebert, Marcelo (Dacar)

*Reunião com os CA's para discutir Manual do Calouro

- 22/02 (3ª feira), às 18 horas

2. Sala do DCE


- Reivindicar as melhorias e demandas da sala do DCE na Reitoria, e tentar uma troca de sala. Encher o saco mesmo com idas à reitoria, memorandos, ligações, etc. Depois disso tudo, se nossas tentativas continuarem frustadas, ver a possibilidade de ocupar uma sala.


* Responsáveis: Tati, Thompson e Luciano.


3. Estatuto do DCE


* Responsáveis: Renata, Trindade, Bárbara e Luiza


4. GD's


- GD de Educação

* Responsáveis: Marcelo, Luciano

- GD de Meio-Ambiente

* Responsáveis: Renata, Yuri, João Victor

5. Carta do Seminário


* Responsáveis: Pri e Dudu


6. Nota do mundo árabe


* Responsáveis: Bárbara, Luiza e Luciano


7. Nota Goiânia


* Responsáveis: Ique


8. Comissão de Comunicação


* Dudu, Yuri, Trindade, Tati, Luiza, Renata, Luciano, Marcelo


9. Eleições para Reitoria


- Fazer uma nota sobre o posicionamento do DCE.

* Responsáveis: Pri, Luiza, Bárbara e Ique

- Elaboarar uma carta-programa com o programa do DCE pra Universidade para apresentar nas eleições.

* Responsáveis: Pri, Luiza, Bárbara, Ique e Dudu

Indicação do DCE para compor a CPA


Titular: Tatiana

Suplente: Ana Carol

Indicação do DCE para Conselheiro no CONSEPE


Titular: José Warley

Suplente: Raphael Trindade