1 ano de gestão do DCE – muitas conquistas e vitorias junto com você
Após anos de luta, conseguimos conquistar o início das obras do bandejão! A construção do nosso restaurante escola foi a maior bandeira dos estudantes da UNIRIO nos últimos anos e seguirá sendo enquanto não estiver aberto e funcionando! Além da conquista do Auxilio Moradia.
Achamos muito importante nos mobilizar para defender a UNIRIO e por isso participamos e organizamos manifestações variadas! Apoiamos os estudantes do CCJP que lutaram contra o abuso de poder naquele centro, realizamos a grande mobilização nos conselhos, que teve como protagonistas os estudantes da saúde, reivindicando melhores condições de estudo no IB e no HUGG e também organizamos o almoço cultural pela liberação das festas no campus. Nossas festas seguem proibidas, mas grande é a resistência dos estudantes que não aceitam quietos a essa arbitrariedade e marcaram presença no II Arraiá, na Qualé Calouro e também nos outros eventos (como o SEMEARTE ee outros que não são organizados pelo DCE) que foram alvo de sucesso e resistência.
Contamos com uma equipe aguerrida de comunicação que tentou, a todo o momento, atualizar nossos meios de comunicação vituais: blog, Orkut, twitter e facebook, e também aprimoramos nossos informativos e boletins impressos, jornal e manual do calouro. Percebemos que essa não é uma tarefa nada fácil!
Organizamos vários debates nos mais diversos campi, participamos da fundação do CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte) da UNIRIO, mobilizamos a maior assembleia geral dos últimos quatro anos da nossa universidade, incitamos a criação de CA´s nos cursos novos, começamos a acompanhar as demandas dos estudantes EAD e estimular a aproximação com o ensino presencial, estamos investigando e denunciando as irregularidades que a FURJ, fundação descredenciada da UNIRIO aprontou nos últimos anos.
Participamos de diversas atividades que rolaram fora da UNIRIO, aumentando a visibilidade da nossa universidade que tem pouca tradição de movimento estudantil. Estávamos na luta contra o aumento da passagem do metrô, pela aprovação da meia-passagem na ALERJ e na ocasião levantamos a bandeira do passe-livre, fomos na manifestação contra a privatização da saúde, contra a vinda de Obama ao Brasil. Estivemos ao lado dos bombeiros e dos professores da rede estadual que estavam em greve, apoiamos e fomos à Brasília com nossos servidores que lutaram por mais verbas pra educação, levamos um ônibus para participar do 52º Congresso da UNE, compondo a oposição de esquerda e reforçamos a importância de criarmos uma alternativa de direção para o nosso movimento estudantil. Fomos parte da vitoriosa ocupação de reitoria da UFF e estamos acompanhando as atividades na Cinelândia, do movimento OcupaRio.
Realizamos mensalmente os Conselhos de Entidades de Base - CEB, passando por todos os centros e campi, para aproximar os estudantes dos mais variados cursos da UNIRIO do nosso movimento estudantil. Desde o início do ano solicitamos aos CA´s e DA´s que trouxessem as demandas de cada curso e nas eleições para a reitoria apresentamos uma carta programa, solicitando aos candidatos que se comprometessem com nossas demandas. Tivemos audiências com o Reitor, que não tinha se comprometido com nossa pauta na íntegra. Não foi nada fácil conseguir reunir com o reitor e sabemos também que não é fácil ter atendida cada uma de nossas reivindicações, mas quando lutamos, conseguimos vitórias.
Encerramos nossa gestão com o sentimento de missão cumprida e com a certeza de que se muito vale o que já foi feito, mais vale o que será!
Informativo - CCJP
DCE UNIRIO
Novembro de 2011 – dceunirio.blogspot.com
_________________________________________________________________________________
O nosso DCE segue uma proposta de dissolução institucional e ampliação da participação dos estudantes para construirmos e conquistarmos as pautas estudantis. Neste processo, entendemos nossas falhas e ansiamos por uma cultura cada vez mais atuante em prol das melhorias na UNIRIO.
Agradecemos à todos que construíram, colaboraram e fortaleceram nossa trajetória, que culminou em importantes conquistas para o CCJP:
Apoiamos a mobilização dos estudantes de Ciência Política contra abuso de poder e assédio moral por parte da antiga decana Flora Strozenberg, que ocasionou sua exoneração.
O DCE luta por democracia e representação estudantil. Estivemos com os estudantes reivindicando a volta da Comissão de Formulação do Regimento Interno do CCJP (revogada pela então decana), eleições diretas, voto paritário, prestação de contas e conselho estatuinte paritário para a atualização do estatuto da UNIRIO. Apoiamos, no CCJP, o "Forum Direito e Democracia", inicialmente proposto por estudantes de Direito e que posteriormente agregou representantes dos três cursos, que teve por bandeiras emergenciais a eleição para o cargo de decano e a formulação de um Congresso Interno.
Entendemos a emergência das questões estruturais nos centros, levamos as demandas dos estudantes do CCJP à frente, lutando pela melhoria da biblioteca, laboratório de informática, construção do elevador, por uma cantina no centro e levando à frente o problema da falta de salas de aula. Em audiência com o movimento estudantil no dia 13 de setembro, o reitor garantiu a instalação de elevadores em até 180 dias e explicou que não pode interferir em relação à cantina porque o projeto da mesma não foi aprovado em colegiado do centro. Assim, o DCE trouxe a Tia Jane para amenizar os gastos dos estudantes através das quentinhas vendidas por R$6,00 e acompanhou as licitações e as contratações de serviços dos elevadores e laboratório. Exigimos a instalação imediata do laboratório que tem seus 19 computadores inutilizados desde 2010!
Lutamos pelo tripé ensino, pesquisa e extensão na universidade. Em agosto deste ano, o projeto "Pré-vestibular comunitário" foi despejado do centro e o DCE esteve junto na luta por sua permanência e, posteriormente, por garantias de qualidade em seu novo local de funcionamento.
Na reivindicação pela transparência na gestão pública, O DCE e estudantes do CCJP estiveram numa incansável luta pela retirada imediada da FURJ do centro. Através de muito estudo e reunião de provas, levamos ao Conselho Universitário uma extensa documentação que constata que esta fundação não possui vínculo legal com a universidade por ter sido descredenciada enquanto fundação de apoio há quatro anos. Fizemos uma representação junto ao MPF e denunciamos a situação na Defensoria Pública da União, que entrou com uma ação contra a FURJ. Essa sala ocupa o local destinado ao nosso laboratório de informática e a planta pode ser conferida no próprio sítio da UNIRIO.
Sabemos que ainda temos muita luta pela frente e não podemos parar!
Informativo - URCA
DCE UNIRIO
Novembro de 2011 – dceunirio.blogspot.com _________________________________________________________________________________
Novembro de 2011 – dceunirio.blogspot.com _________________________________________________________________________________
O DCE mobilizado junto aos estudantes obteve várias conquistas, dentre essas estão: o auxílio moradia, o reajuste das bolsas e a construção do bandejão (Reivindicação há mais de 6 anos!). As recentes mobilizações e a pressão na reitoria, após 2 audiências, garantiu a instalação do trailler no jardim do CLA. Mas essa já é a UNIRIO que queremos? Será que não falta mais nada?
Eu vou de escada, cadê o elevador?
Semana passada, uma estudante do curso de Teatro filmou a situação que vem enfrentando para subir os 6 andares do prédio com a perna quebrada. Do campus da Reitoria, passando pelo CLA, CCH e até o CCET os elevadores ou quebram toda semana ou estão parados há anos. E a cada semestre a situação é a mesma. Nosso reitor se comprometeu com um contrato de emergência para garantir a manutenção dos elevadores, e temos que cobrar!
A situação dos banheiros também é precária e vai desde a falta de materiais de higiene básicos (papel higiênico e sabonete), falta de luz até infiltrações em alguns banheiros.
Carteirinhas da Unirio
Não foi à toa que organizaram no facebook uma campanha pelas carteirinhas dos estudantes. Afinal, estamos em novembro e até hoje nossa carteirinha ainda não saiu. Apesar de existir uma promessa de sair online no próximo dia 08/11.
Falta água, espaço físico e até professor!
Enfrentamos na Universidade desde problemas básicos, como falta de água em bebedouros, até problemas mais graves como a falta de salas de aula, de espaços de convivência e falta de professores.
A expansão da UNIRIO através do Reuni trouxe mais estudantes, mas não garantiu a expansão da infra-estrutura e do número de professores necessários para atender essa demanda. Seja no curso de Serviço Social ou no de Enfermagem faltam professores e contratação de professores temporários não resolve a fundo os problemas.
Os problemas em relação ao espaço físico também são conhecidos, falta de espaços para ensaios no CLA (além do pro-blema da acústica das salas do IVL), aulas em salas empres-tadas e até disputa pela sala de convivências dos alunos de Nutrição.
Sabemos que as melhorias que conquistamos na Universidade não vieram de mão beijada. Temos que nos mobilizar e cobrar da reitoria soluções para os problemas que enfrentamos. Após duas au-diências com o Jutuca e um ato no Conselho Universitário a reitoria se comprometeu com algumas melhorias e prazos (veja a carta assinada pelo Reitor no dia 28/09 que consta no blog do DCE: http://dceunirio.blogspot.com, estamos de olho e não va-mos ficar parados até que sejam dadas as devidas soluções.
Podemos conquistar muito mais!
Podemos conquistar muito mais!
Informativo - CCBS
DCE UNIRIO
Novembro de 2011 – dceunirio.blogspot.com
_________________________________________________________________________________
Saúde pediu SOCORRO!
Os estudantes da área da Saúde, junto com estudantes de outros cursos, mostraram o caminho que temos que seguir para garantirmos nossos direitos na Universidade. Pois diante da falta de respostas e resoluções da administração aos problemas existentes (principalmente os do IB, que é o campus mais precarizado), ocuparam o Conselho Universitário e exigiram respostas.
A chuva cai, o IB inunda...
A chuva cai, o IB inunda...
É o que acontece no 7º andar na Histologia cada vez que uma chuva forte cai no Rio de Janeiro. Chega ao cúmulo dos alunos não poderem ocupar uma parte do auditório por medo do reboco cair após as chuvas. No laboratório de prática, há sempre o risco de danificar os instrumentos.
Se na Histologia água é o que não falta, o mesmo não se pode dizer do laboratório de Bioquímica, que sofre com problemas de falta de água há quatro anos. A situação se agravou esse ano, incomodando professores e estudantes que não podem ter aula prática desde 2009.
No Anatômico o problema já foi da falta de cadáveres até a falta de climatização. E a biblioteca até hoje não foi reaberta.
Eu vou de escada, cadê o elevador?
Apesar de existirem dois elevadores no IB, só um deles funciona e parcialmente; o outro parou de funcionar há anos e nunca houve conserto.Também nunca houve uma cantina da Unirio no campus. Os estudantes contam apenas com a cantina do Instituto Hannemaniano, sem que a Universidade se comprometa com nenhuma opção barata de alimentação para os estudantes.
Além disso, faltam bebedouros no IB e já foi comprovada a presença de parasitas na caixa d’água que abastece um dos poucos bebedouros existentes.
E lá na Professor Gabizo...
As salas lotadas são um problema recorrente no curso de Medicina. De modo geral, a Universidade sofre com a falta de espaço físico; já que a estrutura física não acompanhou o aumento do número de alunos que passaram a entrar depois do Reuni (expansão sem qualidade).
Não podemos dormir no ponto!
Não podemos dormir no ponto!
A mobilização dos estudantes garantiu que tanto o diretor do IB, quanto o reitor Jutuca tivessem que dar respostas. E obrigou a reitoria a assinar uma carta se comprometendo com uma série de obras, contratações e prazos: reforma da Histologia, resolução dos problemas dos elevadores, reforma do Anatômico, conclusão da reforma do prédio da R. Professor Gabizo em dezembro de 2011, abertura da biblioteca do IB até final de outubro, contratação de técnico de lâminas. Nossa tarefa agora é continuar a mobilização e cobrar o cumprimento dessas datas e, assim, garantir nossas conquistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário